Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier '2' in /home/rgb/public_html/area_restrita/classes/RepositorioSQL.php on line 506
Sertãozinho
Telefone +55 16 3947-1343
Ribeirão Preto
Telefone +55 16 3234-9343
Blog / Informação
 RGB Comunicação

Facebook estuda como usuários expressam emoções na rede social

14/04/2016 Voltar

"No que você está pensando?”

A pergunta clássica que todo usuário do Facebook já está acostumado, foi objeto de pesquisa recente.

A Pesquisa

O estudo procurou entender a frequência com que as pessoas compartilham seus sentimentos em atualizações de status e como os amigos respondem a essas interações. A análise levou em consideração publicações que incluíam descrições como “sentindo-se feliz” ou “sentindo-se de coração partido” e as respostas que cada uma delas recebia.

O Facebook reuniu aproximadamente 14 milhões de publicações que incluíam o "como você está se sentindo" e outras 18 milhões de publicações sem ele, para servir como referência.

Foram categorizados 200 sentimentos como positivos ou negativos e então relacionados com a autoestima. Sentimentos ambíguos como ou neutros como “sentindo-se estranho”, “louco” ou com “fome”, por exemplo, foram omitidos.

Resultado

Após o estudo conclui-se que as publicações positivas recebem em média 58% mais curtidas, e aquelas que se relacionam com a autoestima chegam a 71% mais likes (curtidas).

Já as postagens de caráter negativo recebem 36% a mais de comentários. A taxa atinge 72% mais comentários quando se relacionam com a autoestima. Os pesquisadores perceberam que os textos costumam ser mais longos e possuem palavras de conforto nesses casos.