Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier '2' in /home/rgb/public_html/area_restrita/classes/RepositorioSQL.php on line 506
Sertãozinho
Telefone +55 16 3947-1343
Ribeirão Preto
Telefone +55 16 3234-9343
Novidades

Comércio eletrônico explode nos últimos quatro anos

05/02/2014 Voltar
Imagem retirada de http://www.luzpropria.com.br/blog/tag/comercio-eletronico/

Entre suas diversas revelações, documento da Fecomercio RJ aponta que o comércio eletrônico experimentou crescimento vertiginoso, especialmente nos últimos quatro anos, quando saltou de um patamar de R$ 8,2 bilhões em receitas, no exercício de 2008, para nada menos que R$ 28 bilhões, apurados no ano passado.

O dado foi apresentado no trabalho “Mapa Estratégico do Comércio”, um dos mais completos estudos já realizados sobre o setor no país. O relatório, executado em parceria com a FGV, traz um diagnóstico minucioso sobre o desempenho do comércio nos últimos 10 anos, apontando as diretrizes e ações para o seu aperfeiçoamento no período de 2014-2020.

Na avaliação do relatório, no entanto, este crescimento expressivo é apenas um dos indícios do forte potencial do comércio online nos próximos anos, à medida que novas parcelas da população tenham acesso à internet e que o próprio setor de varejo intensifique os seus processos de adoção da tecnologia.

O Mapa Estratégico assinala que embora tenha crescido em 112% a penetração da internet no país, na comparação com 2003, o índice das pessoas com acesso ainda representa apenas 56% da população. Com isso, pontua o documento, pode-se esperar uma participação ainda maior das vendas online nas receitas totais do comércio que, em 2011, atingiram o patamar de R$ 2,5 trilhões, incluindo-se os negócios eletrônicos e os realizados nas lojas. De acordo com Orlando Diniz, presidente da Fecomércio-RJ, além de dominar cada vez mais a internet como canal de oferta dos estoques e de contato direto com o cliente, o varejo nacional está avançando no uso de várias tecnologias, como o atendimento ao cliente com o apoio de terminais móveis, ligados ao estoque ou ao caixa, e a aceitação de pagamentos por meio de celulares.

“O comércio brasileiro está empregando cada vez mais a gestão automatizada, através de tecnologias voltadas para o conhecimento do cliente e para o cruzamento de dados de consumo em suas estratégias de negócio”, prossegue Orlando Diniz.

Entre os nichos comerciais com presença maçante na internet, o segmento de eletrodomésticos desponta como o campeão em desempenho, respondendo por 15% das vendas online no varejo. Em seguida aparecem as áreas de Informática (12%) e o Eletrônico (8%). As vendas de Saúde&Beleza e Moda&Acessórios respondem, cada uma, por 7% dos negócios, enquanto outros 51% se distribuem por demais segmentos, como bebidas, construção, papelaria, livros etc.

O Mapa Estratégico do Comércio está disponível aqui.

Fonte: Revista Showroom - edição Dezembro 2013, nº 323