Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier '2' in /home/rgb/public_html/area_restrita/classes/RepositorioSQL.php on line 506
Sertãozinho
Telefone +55 16 3947-1343
Ribeirão Preto
Telefone +55 16 3234-9343
Novidades

Criador da web diz que internet deveria ser 'direito humano'

15/01/2015 Voltar
Imagem: Reuters

Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web, afirmou que a a internet deveria ser um "direito humano", uma vez que muitas pessoas não podem acessar a rede, seja por falta de um dispositivo conectado, seja por censura do governo.

Berners-Lee disse que a internet ajuda a promover a igualdade, mas somente se ofercer liberdade de espressão e leis de proteção à privacidade.

"É hora de reconhcer a internet como um direito humano básico", afirmou o criador da web. "Isso significa garantir acesso a internet a um custo acessível, garantindo que os pacotes de internet sejam fornecidos sem discriminação comercial ou política, e protegendo a privacidade e liberdade dos usuários da web onde quer que eles morem".

Um levantamento da Web Index indica que o monitoramento da internet é fraco ou inexistente em 84% dos países, mas quase 40% bloqueiam conteúdos sensíveis de "moderado ou extremo grau" e que 50% dos usuários da web vivem em locais com severa restrição de direitos na internet. Mais de 4.4 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à rede.

Berners-Lee trabalhava como engenheiro no laboratório CERN quando propôs a ideia da criação da World Wide Web, em 1989.

Internet não é um projeto da CIA - O inventor da World Wide Web disse nesta quinta-feira que o presidente russo, Vladimir Putin, errou ao alegar que a Internet é um projeto criado por espiões dos Estados Unidos da agência de inteligência norte-americana, a CIA.

Putin, ex-espião da KGB que não usa email, disse que não restringirá o acesso à Internet aos cidadão russos, mas em abril ele alimentou temores de que o Kremlin poderia deflagrar uma repressão da Internet, alegando que nasceu a partir de "um projeto da CIA".

"A Internet não é criação do CIA", disse à Reuters Tim Berners-Lee, cientista de computação que inventou a web em 1989 - o mesmo ano da queda do Muro de Berlim - quando questionado sobre o comentário de Putin sobre a CIA.

Berners-Lee disse que a Internet foi inventada com a ajuda de dinheiro do governo norte-americano, mas que foi disseminada por acadêmicos.

"Foi a comunidade acadêmica que conectou suas universidades, portanto foi criada por pessoas inteligentes e bem intencionadas que acreditaram que se tratava de uma boa ideia", disse ele.

Berners-Lee criticou os Estados Unidos e a Grã-Bretanha anteriormente por minarem a base da Internet com seus programas de vigilância. Ele também instigou a China a derrubar "o Grande Firewall" que limita o acesso do povo chinês à Internet.



Fonte: INFO Online, escrita por Lucas Agrela (com Reuters)