Sertãozinho
Telefone +55 16 3947-1343
Ribeirão Preto
Telefone +55 16 3234-9343
Blog / Marketing Digital
 RGB Comunicação

A arte da escrita e a importância do redator no processo de comunicação da sua marca

12/12/2014 Voltar

De maneira geral, escrever parece algo simples, e até fácil, afinal o ensino do português, nossa língua pátria, nos é apresentado desde muito cedo e a todo o momento temos que lidar com a mesma. Mas será que realmente é assim?

Leia as frases abaixo:

  • Amo muito tudo isso.

  • Viver sem fronteiras.

  • Ah, se todo branco fosse assim!

  • Tomou Doril, a dor sumiu.

  • Gripe? Benegripe.

  • Dedicação total a você.

  • Todo mundo usa.

  • A cerveja que desce redondo.

Observe que ao ler cada uma delas, imediatamente nos lembramos, sem grande esforço, das marcas as quais elas estão relacionadas*. Isso acontece, porque estas frases (conhecidas como slogans) cumprem com sucesso seu papel no processo de divulgação de seus respectivos produtos.

Um slogan eficiente comunica em poucas palavras o conceito da marca, fixando no público a idéia central da mesma, mas o que nem todo mundo sabe é que o processo de criação não é tão simples quanto parece.

Lógico que idéias geniais podem aparecer do nada, mas normalmente não é isso que acontece e, até que seja definido algo marcante, muito trabalho é realizado. Neste contexto  é que entra a importância do profissional de redação. Escrever todo mundo pode, mas imprimir coerência, clareza e objetividade na mensagem é: DOM e PROFISSIONALISMO.

O profissional de redação é fundamental, uma vez que é especialista em transmitir, via escrita, uma mensagem eficiente e que atinja seu público de maneira marcante e rápida. É função dele criar frases (slogans), textos e cuidar de toda a parte escrita de cada trabalho, de acordo não só com o perfil do cliente, mas também com o local no qual a mensagem vai ser divulgada, uma vez que cada veículo (TV, site, rede social, outdoor, revista, jornal, rádio, catálogo, cartão, banner, etc.), exige uma linguagem diferente.

No contexto virtual o redator deve ainda se atentar ao fato da rapidez que a rede exige. O grande desafio na internet é escrever para um público amplo, interativo e que procura conteúdo de qualidade sem ter que perder muito tempo com isso. A comunicação na web deve ser clara, objetiva e principalmente de qualidade.

Quem se propõe a ser redator deve ter compromisso constante com o uso correto do idioma, gostar de ler, ser curioso e ter facilidade de escrita em estilos diferentes.

A escrita, assim como a pintura, o canto, a dramaturgia, etc. é uma arte, que exige talento e extrema dedicação.

*Marcas por ordem de listagem no texto: MC Donalds, TIM, Ace, Doril, Benegripe, Casas Bahia, Havaianas, SKOL

Por: Josiane Santos – jornalista e redatora