Sertãozinho
Telefone +55 16 3947-1343
Ribeirão Preto
Telefone +55 16 3234-9343
Blog / Marketing Digital
 RGB Comunicação

Chromebook, o queridinho da vez.

09/12/2014 Voltar

Não é notebook, não é tablet. É com esta ideia que a Google, com seus Chromebooks, descobriu um mercado de consumidores que buscam o conforto de utilização de um notebook, mas com a facilidade e conectividade na nuvem que até então apenas tablets podiam oferecer.

O que são Chromebooks?

Os Chromebooks são computadores ultra portáteis destinados aos consumidores que estão atrás de um equipamento para acessar sites, redes sociais, produzir documentos e fazer outras tarefas comuns do dia-a-dia, mas que acham o uso de tablets e, principalmente, o uso de touchscreen em geral pouco produtivo.

Fisicamente, eles lembram os ultrabooks, sendo leves, equipados com conexões USB, Bluetooth, Wifi e entradas para cartões de memória. Porém as diferenças começam ao ligá-lo: Chromebooks rodam o sistema operacional Chrome OS.

O Chrome OS

Chrome OS é um sistema operacional baseado no kernel do Linux. Sua filosofia é ser completamente integrado com a nuvem, ou seja, ele é projetado para trabalhar exclusivamente com aplicativos e sites Web. Com isso o sistema faz pouco uso de recursos de hardware, garantindo velocidade e leveza no seu uso.

O Chrome OS é destinado às pessoas que quando usam computadores, ficam a maior parte do seu tempo usando o navegador de internet, já que o sistema é basicamente o navegador Google Chrome rodando sozinho na máquina. Há aplicativos offline para manuseio de arquivos e produção de documentos, mas o foco é Web, ou seja, caso o usuário esteja sem conexão disponível no momento do uso, a utilidade do Chromebook é quase nula.

O Chrome OS não é destinado a pessoas que usam aplicações específicas como Photoshop, softwares de edição de áudio/vídeo e softwares desktop empresariais.

Desktop Chromebook 

Preço e Mercado

No mercado internacional, Chromebooks já fazem sucesso a mais de um ano, sendo recordista de vendas na temporada do final do ano de 2013 e desbancado o iPad como o dispositivo mais usado para fins educativos no segundo trimestre de 2014, segundo a Financial Times.

No mercado brasileiro ele já está disponível em vários tamanhos e configurações com preços a partir de R$1099,00 através das fabricantes Samsung e Acer. Mais informações podem ser obtidas no site oficial.

Por: Michael Nakamura. 

Programador RGB Comunicação