Sertãozinho
Ribeirão Preto
PABX
+55 16 3234-9343
Blog / Marketing Digital
 RGB Comunicação

História do Jornalismo na internet

03/12/2014 Voltar

A maioria de nós que lemos este texto somos de uma geração de transição do analógico para o digital. Na escrita, também. E no Jornalismo, essa história é um pouco mais recente. Mas quão recente?

De acordo com a história, o primeiro jornal online foi ao ar em 1995. Chamava-se Personal Journal, uma versão digital do The Wall Street Journal. Aqui no Brasil, o ano acima citado também marcou a origem do jornal JB Online, o primeiro nacional na internet. A partir desta data foram surgindo os grandes portais noticiosos (como por exemplo, o UOL em 1996 e, em 2000, o iG).

Desde então, aconteceu uma verdadeira revolução. O Jornalismo na internet passou a contar com características semelhantes aos demais conteúdos da rede: audiência fragmentada, múltiplos discursos, personalização, interatividade, multimídia e pode ser produzida a partir de qualquer computador.

A narrativa muda: agora é não linear, ou seja, a partir de um conteúdo, você pode acessar outros relacionados ou até mesmo mudar de assunto (isso pode ser entendido com o uso do Hiperlink). A informação é fracionada e lincada para que o leitor acesse o que quer, na ordem que preferir.

Dessa forma, o jornalismo também vai se moldando com a nova maneira das pessoas, tão conectadas à rede, consumir informação e ter uma relação com a mesma não como antes (apenas como receptor), mas como participante. E você, como se relaciona com esse novo Jornalismo?

 
Por: Matheus Camerro
Jornalista da RGB Comunicação