Sertãozinho
Ribeirão Preto
PABX
+55 16 3234-9343
Blog / Marketing Digital
 RGB Comunicação

Os perigos de seu domínio cair na Blacklist.

25/11/2014 Voltar

Poucas pessoas se importam com as blacklists por desconhecerem seu perigo e prejuízos que podem causar para sua empresa ou domínio pessoal.

A blacklist é a lista que agrupa e-mails, domínios e IPs suspeitos ou denunciados por envios de e-mails indesejados (spam), ela foi criada para coibir a prática de spam e manter a internet “limpa”, a blacklist é a grande responsável pelo bloqueio automático de e-mails.

Ter seu domínio em uma blacklist é significa que seus e-mails podem ser bloqueados pelos provedores, por considerá-los não confiáveis, e assim, não chegarão ao seu destino, isso pode gerar grandes problemas, como perder negócios, contatos importantes, urgências, entre outros.

Um e-mail pode cair na blacklist quando o remetente não existir ou for ilegítimo, mas na maioria dos casos é isso ocorre quando há algum erro por parte do provedor, ou quando há mau uso do e-mail pelo remetente ou por terceiros. Se seu e-mail for penalizado por algum provedor na black list você deve de imediato solicitar a exclusão através do seu domínio e comprovar sua idoneidade.

 

Formas de evitar a blacklist:

- Não enviar mensagens de e-mails em grande quantidade usando a conta de e-mail da empresa.

- Não enviar mensagens de e-mails do seu próprio site com sistemas automatizados sem o uso de servidores smtp devidamente configurados.

- Reenviar e-mail com mailware ou conteúdo malicioso


As principais blacklists são:

- SpamCop

- SpamHaus

- NJABL.org

- SORBS

- Composite blocking list

- Barracuda

- TrendMicro


Não é recomendada a consulta do IP na internet, pois muitos dos sites de verificação possuem credibilidade duvidosa, é melhor sempre solicitar a um suporte técnico que verifique esta avaliação.

Empresas que fazem ou que desejam fazer divulgação de seus produtos ou serviços através de e-mail marketing e não querem arriscar ter seu domínio penalizado, façam esse serviço de maneira profissional, com quem entende do assunto. Consulte nossos serviços de e-mail marketing.

Por: Rubens Galvani

Diretor RGB Comunicação