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Blog / Redes Sociais
 RGB Comunicação

Use as Redes Sociais a favor do seu negócio.

06/01/2015 Voltar

As redes sociais são parte da rotina de quase todos os usuários de internet no mundo, funcionam como meio de conexão e envolvimentos entre pessoas. E não é de hoje que as marcas têm olhado para essas ferramentas visando oportunidades de negócio. Para ter noção da importância dessas ferramentas, confira esses dados divulgados pelo The Search Engine Journal:

  • 93% dos profissionais de marketing utilizam as redes sociais para negócios;

  • 34% deles geraram negócios através das principais redes sociais;

  • 70% tiveram sucesso obtendo clientes através das redes sociais;

As redes sociais tornaram-se fortes aliadas para as empresas, além de ajudar nos negócios, elas também funcionam como canal de comunicação direta entre empresa e consumidor. Mas para tirar proveito dessa ferramenta não basta simplesmente jogar um perfil na net e deixar a deus-dará, assim como uma planta, as redes sociais precisam ser regadas e adubadas com frequência para que possam crescer e dar frutos.

Veja abaixo algumas dicas que separamos sobre como usar as redes sociais a favor dos seus negócios:

1.       Invista no seu negócio:

Atenção! Não adianta seguir todas as demais dicas se não executar essa. De nada vale milhares de seguidores nas redes se a sua empresa não está apresentável na internet. As redes sociais são um convite para que seu cliente conheça sua empresa, produtos e/ou serviços, e na internet a sua empresa é o seu site. Um site funcional, layout bacana, bem programado, MOBILE (Isso é muito importante!), fácil navegação e bom conteúdo, é a principal ferramenta para conquistar o sucesso do seu negócio. E aí? Sua casa está arrumada para receber seus convidados?  

2.       Escolha a mídia social certa:

Ok. Casa arrumada? Hora de enviar os convites, certo?! Atenção, muita calma nessa hora. Não vai sair por aí igual louco criando perfil em tudo e qualquer mídia social que aparecer não frente, não é assim que funciona. Estar por toda parte pode até te dar maior visibilidade, porém não de nada adianta falar para um público que não te interessa, não é? Análise o comportamento dos seus clientes, saiba em quais redes sociais eles participam com maior frequência, estude as possibilidades de promoção do seu negócio nessa rede, e aí sim é hora de criar sua página e enviar os convites.

3.      Use a linguagem adequada:

As redes sociais surgiram com objetivo de aproximar as pessoas, e isso também serve para o relacionamento empresa/cliente. Isso exige que as marcas estejam presentes em tempo real e de forma participativa nas redes sociais. Esteja próximo ao seu cliente, converse de igual pra igual, use uma linguagem informal e concisa, participe, interaja. Mas muito cuidado, não é porque você deve usar uma linguagem informal que você não precisa se preocupar com os erros de concordância, ortografia e gramática.

4.     Produza conteúdo de qualidade:

Já diriam os marketeiros por aí: Conteúdo é rei! É pelo conteúdo que tudo começa e onde tudo pode acabar para o seu negócio. Use-o ao seu favor. Produza conteúdos de qualidade para suas redes sociais e site, seja criativo, inove, use a linguagem adequada, atente-se aos erros, busque por assuntos que interessam ao seu público, prenda a atenção, um bom conteúdo é a chave para o sucesso do seu negócio. A prova disso é que atualmente 86% das maiores empresas do mundo utilizam marketing de conteúdo como estratégia de aproximação com seus clientes.

5.       Atinja o público certo:

A grande sacada das redes sociais é atingir exatamente o seu público-alvo. Como seus usuários fornecem informações pessoais, perfil, gostos e comportamentos, é possível direcionar campanhas segmentadas e atingir exatamente quem se interessa por seu produto e/ou serviço. É a verdadeira maravilha marketing na era digital. Promova seus conteúdos, crie campanhas, invista nas redes sociais. A grande maioria comete o erro pensando que porque as redes sociais são de acesso gratuito, suas campanhas também deverão ser, esqueça isso. Para ter uma noção média de visualização de postagens orgânicas (gratuitas) no Facebook é de apenas 6%, então se você realmente quer alcançar o máximo possível de seguidores, você precisa investir e promover suas postagens. A boa notícia é que na internet a publicidade tem custo baixo e maior número de conversão, vale a pena o investimento.
 

Por: Camila Teixeira - Redatora Publicitária - RGB Comunicação.