Sertãozinho
Telefone +55 16 3947-1343
Ribeirão Preto
Telefone +55 16 3234-9343
Blog / Redes Sociais
 RGB Comunicação

Você sabia que as Redes Sociais existem desde a Pré-História?

07/11/2014 Voltar

É exatamente isso, as Redes Sociais não são nenhum fenômeno da modernidade, elas surgiram na pré-história há milhares e milhares de anos, com a necessidade de o homem se relacionar e manifestar em um meio social.

Recentemente o pesquisador Mark Sapwell apresentou provas de que nada disso é maluquice. Com ajuda de supercomputadores Mark analisou mais de 2.500 imagens rupestres retiradas de rochedos no nordeste da Rússia, e após muitos estudos concluiu que existem várias relações que comprovam que os hábitos e práticas dos homens das cavernas aos hábitos praticados hoje por usuários das redes sociais digitais iguais. 

Mark afirma que as paredes das cavernas funcionavam como uma espécie de rede comunicação e manifestação daquilo que acontecia no cotidiano e também sobre o que os outros homens “postavam” nas rochas através de desenhos. Identificando a semelhança dessas artes em outras desenhadas em épocas anteriores, Sapwell chegou a conclusão de que ao reproduzi-las, “compartilhá-las” aqueles homens estavam manifestando uma  apreciação da arte original, porque “curtiram”. Nós materiais apresentados ainda existiam outros desenhos complementares juntos as imagens principais, o que Mark comparou aos “comentários”, pois atribuíam uma transmissão de ideias daqueles que faziam parte daquele grupo, ou melhor, dizendo, rede social.

 
Por: Camila Teixeira
Publicitária, Pós-Graduada em Linguagens Midiáticas.
Redatora da RGB Comunicação
 
Referências: SOUSA Rainer, Redes Sociais na Pré – História. Brasil Escola. Click para acessar matéria completa