Sertãozinho
Telefone +55 16 3947-1343
Ribeirão Preto
Telefone +55 16 3234-9343
Blog / Marketing Digital
 RGB Comunicação

Wi-fi e Hollywood: qual a ligação?

07/12/2014 Voltar

Sabia que foi a atriz austríaca Hedy Lamarr que possibilitou todas as tecnologias sem fio? Vamos à história: em 1941, quando Hedy já era famosa em Hollywood, se aliou ao compositor George Antheil e, juntos, tiveram a ideia de um sistema de múltiplas frequências que ajudaria a criar código com uma criptografia inquebrável para a comunicação da Marinha dos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial.

O sistema permitia proteger comunicações sem fio ao variar a frequência em que os sinais são transmitidos. Ela chegou a esse conceito após uma discussão com Antheil em um jantar: o compositor propôs coordenar transmissor e receptor para que eles mudassem o canal de comunicação simultaneamente. A ideia era usar isso para proteger torpedos teleguiados lançados pela Marinha.

A Marinha inicialmente recusou a ideia, que ficou parada durante quase duas décadas até 1960, quando foi provado que o sinal era mais forte quando transmitido em múltiplas frequências. Isso possibilitou diversas formas de comunicação wireless, como a telefonia celular – o conceito de frequências múltiplas aleatórias é o que faz com que as conversas por celular não fiquem cruzadas.

E não só isso: o desenvolvimento de redes sem fio deve muito a Lamarr e Antheil. Bluetooth e Wi-Fi não existiriam sem o sistema criado pela dupla.

Ouça aqui a obra mais famosa de George Antheil: Ballet Mécanique, executado pelo Conservatório de Moscou.

 

Fonte: Departamento de Jornalismo RGB, com informações do site Gizmodo Brasil