Sertãozinho
Ribeirão Preto
PABX
+55 16 3234-9343
Novidades

Em um ano, Brasil ganhou 10 milhões de usuários de internet, diz IBGE

14/12/2018 Voltar
Imagem retirada de https://exame.abril.com.br/tecnologia/quatro-formas-de-testar-a-velocidade-da-sua-internet/

O Brasil ganhou dez milhões de novos usuários de internet em um ano. A conclusão é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou que os idosos estão se conectando mais.

Maria Helena Muniz Barreto tem dez netos e dez bisnetos.

“Meu dia a dia é comum de qualquer vó e bisavó”.

Uma bisavó do século 21, com uma rotina digital. Conectar, teclar, baixar aplicativos, pesquisar, ver vídeos, mandar mensagens, postar são tarefas cada vez mais comuns entre os idosos.

Segundo o IBGE, em um ano o Brasil ganhou mais de dez milhões de usuários da internet. Isso significa que quase 70% dos brasileiros com mais de 10 anos têm acesso à rede.

Maria Helena pertence ao grupo de usuários que mais cresceu. De 2016 a 2017, mais de dois milhões de idosos viraram internautas.

“Aí eu viciei. Tenho jogo na internet, tenho meus aplicativos de banco, de loja, compro tudo pela internet, pago tudo pela internet, eu não vou a banco. Só vou a banco uma vez por ano fazer prova de vida”, conta Maria Helena.

Entre as muitas finalidades da internet, a que mais cresceu foi a troca de mensagens de voz.

“É um acesso relativamente fácil, amigável, que permite a todas as pessoas, independente de idade e instrução, ter essa utilização. O próprio barateamento de alguns pacotes de dados vem permitindo que, muito independente da renda, o uso do celular, as tecnologias e a utilização da internet cada vez mais migrando para a tela do celular”, diz Adriana Berenguy, analista do IBGE.

O celular é, de longe, o equipamento mais usado para acessar a internet e cada vez mais: 97% dos usuários preferem o aparelhinho.

Aquela que antigamente era a única forma de acesso, vem perdendo espaço. Mas 56% ainda usam o computador. A televisão saltou de 11% para 16%, ultrapassando o tablet, que agora fica em último lugar.

Aos 79 anos, ela está sempre por dentro da tela e das últimas tendências. O acesso à internet pela televisão foi o que mais cresceu na última pesquisa do IBGE. A Maria Helena está entre as que descobriram as vantagens da tela grande para melhorar os negócios e aprimorar cada vez mais o próprio talento.

Os laços e as bijuterias que ela faz ficaram mais bonitos e a venda dos produtos também é pela internet.

“Sou antenada, sou bem antenada”.

E como o número de vovôs mais antenados é cada vez maior, a vovó manda logo o recado: “Podem abandonar as esperanças, sejam elas analógicas ou digitais”.

“A única coisa que não faço pelo celular é namorar porque não me interessa isso, não quero”, ri Maria Helena.



Fonte: G1