Sertãozinho
Ribeirão Preto
PABX
+55 16 3234-9343
Novidades

Estudo afirma tornar internet 100 vezes mais rápida utilizando luz de fibra óptica

26/10/2018 Voltar
Imagem retirada de https://www.tricurioso.com/2018/10/25/estudo-afirma-tornar-internet-100-vezes-mais-rapida-utilizando-luz-de-fibra-optica/

Não há nada mais irritante do que a estrutura de internet que temos em nosso país onde muitas vezes enfrentamos lentidões, problemas de rede, quedas constantes e muito mais. Porém, um estudo recente publicado na revista Nature Communications afirma que ao utilizar pequenos leitores desenvolvidos para detectar informações em espirais de luz de fibra óptica pode aumentar a velocidade da internet em até 100 vezes!

Segundo o estudo, cabos de fibra óptica utilizam-se dos pulsos de luz para transmitir informações, porém atualmente só é possível armazenar dados pela cor da luz e se ela for horizontal ou vertical. Ao utilizar o formato em espiral existe a criação de uma terceira dimensão para que a luz transporte essas informações, este chamado de nível angular orbital, isso permite transportar um número muito maior de dados. Este novo dispositivo tem a espessura de um fio de cabelo humano!

“Poderíamos produzir o primeiro chip que poderia detectar a distorção e aplicá-lo em aplicativos móveis”, afirmou Min Gu do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, Austrália. “Nós vamos reduzir um obstáculo e tornar a transferência mais eficiente.”

Segundo a pesquisa, é possível fazer com que a nova tecnologia funcione nas grandes redes de fios de cobre, porém como é preciso novos cabos para girar a luz de fibra óptica, caso esta tecnologia comece a ser utilizada em todo o mundo, será preciso substituir as redes de fibra já existentes, o que acaba sendo um grande empecilho pelo grande investimento que seria necessário.

Fonte: Tricurioso