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Internet: 3 passos para engajar o público e vender mais no mundo digital

15/10/2018 Voltar
Imagem retirada de https://computerworld.com.br/2018/10/13/internet-3-passos-para-engajar-o-publico-e-vender-mais-no-mundo-digital/

A linguagem de comunicação por meio da internet é totalmente nova. Para Samuel Pereira, autor do livro “Atenção: o Maior Ativo do Mundo” e criador do evento Segredos da Audiência, a forma como as pessoas lidam com a propaganda mudou.

Segundo ele, as pessoas preferem ir atrás da informação quando precisam dela, em vez de serem interrompidas por propagandas que não pediram para ver.

Para ajudar os empreendedores e profissionais responsáveis por marcas e empresas a compreenderem como captar a atenção do público e transforma-lo em cliente, Pereira desenvolveu o conceito de Jornada do Engajamento, material presente em seu livro.

“Os três passos da jornada do engajamento ajudam a construir uma trilha com muito mais chances de fazer a audiência estar com você a escolher contratar seus produtos ou serviços”, destacou o especialista, que listou três dicas para engajar o público e vender mais na internet.

1.Atração do interesse
O primeiro passo é definir o público-alvo e se tornar um verdadeiro especialista em interpretar suas dores e desejos. “O empreendedor tem de saber explicar o problema do seu público-alvo melhor do que ele mesmo”, sugere. Assim, o cliente em potencial automaticamente percebe que pode encontrar a solução para o problema. “O segredo é focar em uma comunicação para gerar identificação, trazendo características que fazem parte desse público, como a linguagem, os desenhos e os problemas, assim o consumidor vai sentir que é este o produto ou serviço que vai ajudá-lo.”

2. Doutrinação
Ao contrário do que muitos fazem na internet, o conteúdo não deve ser composto apenas de dicas soltas. “O que as marcas ou especialistas produzem deve seguir uma lógica que leve as pessoas até o que vai ser oferecido depois”, enfatiza. Ao fazer assim, o conteúdo irá ter um objetivo na jornada do cliente. “A ideia é usar o que é ensinado para reforçar a importância do produto ou serviço que você oferece”, completa.

3. Conversão
Por fim, deve-se oferecer o produto ou serviço que soluciona um ou mais problemas do público-alvo. “As marcas devem oferecer ao seu cliente não o meio, mas o fim, ou seja, a transformação que ele terá ao adquirir o produto ou serviço”, ensina. Um exemplo é quando se vende um produto para cabelos: a venda deve se preocuparem oferecer cabelos mais bonitos e saudáveis, e não apenas um creme. “O segredo é vender o resultado que ele terá com o serviço, método ou produto”, completa Samuel Pereira.

Fonte: ComputerWorld