Sertãozinho
Ribeirão Preto
PABX
+55 16 3234-9343
Novidades

Sites e Lojas Virtuais são invisíveis sem um bom SEO

24/10/2018 Voltar
Imagem retirada de https://optinmonster.com/ultimate-seo-guide/

Tornou-se uma realidade recorrente: a empresa, negócio ou profissional que não possua um site está, pelo menos, um passo atrás na história. Eles também já não são vistos sob a ótica de uma decisão exótica ou caprichosa, mas sim como uma ferramenta necessária e integrada às decisões empresariais.

Contudo, mesmo sendo visto e considerado como uma decisão normal, ainda há um uso negligenciado do site dentro das estratégias das organizações. Em diversas ocasiões, o investimento feito no mesmo é pelo simples fato de que é necessário tê-lo. Passa longe o detalhe de considerar sua presença no dia a dia do negócio como uma peça que possa gerar vendas, atrair novos clientes ou mantê-lo informados sobre as novidades da empresa.

Ou seja, ele ainda é visto como uma peça de decoração no cenário de negócios. E, em muitas situações, comprovamos que ele está defasado, com visual antigo, não otimizado. E nesse artigo vamos falar sobre a necessidade da aplicação de técnicas de SEO para Sites e Lojas Virtuais.

UMA NOVA ROUPAGEM PARA UMA VELHA PREMISSA DE NEGÓCIOS

Apesar de todas as mudanças pelas quais o mundo dos negócios vem passando, algumas coisas ainda continuam as mesmas, principalmente quando falamos de varejo. Seja ele físico ou virtual, é primordial que os clientes em potenciais saibam que a loja exista e onde ela se localiza.

Aqui vem o primeiro ponto a ser trabalhado quando se toma a decisão de construir um site. Ele tem que apresentar "encontrabilidade", ou seja, quando o cliente sentar à frente de seu laptop ou acionar seu Smartphone para pesquisar por uma loja, os algoritmos do Google devem ter facilidade para localizá-lo.

Outra decisão importante diz respeito a desenvolver o site voltado para os interesses, comportamentos e ações de seu cliente. Não se deve "apaixonar-se" pelo site pedindo à empresa que ele tenha uma paleta de cores x porque você acha que vai ficar bonito. Pesquise a respeito de seus clientes e forneça todas as informações pertinentes à empresa que contrate para criar o site, a fim de que ela disponha de material suficiente para incluir conteúdo que atraia os mesmos, desperte seu interesse e, pelo menos, inicie oportunidades de venda, pois um dos objetivos de se ter um site é esse: Gerar vendas.

Desenvolver o site para que o cliente navegue de forma fácil e cômoda é importante, pois a experiência precisa ser agradável, caso contrário ele não somente irá sair dele, mas pior: pode não voltar novamente!

A IMPORTÂNCIA DO SEO PARA OS SITES
O SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou Otimização do Motor de busca é uma série de técnicas que, em uma comparação breve, funciona como a antiga propaganda, ou seja, trata de tornar a sua loja visível para os clientes.

Encontrabilidade, conteúdo e uma experiência positiva são as premissas que sustentam um site, mas se ele não for visível, tudo isso vai por água abaixo. E para que isso não aconteça e que o Google o encontre facilmente entre mais de um bilhão e meio de sites que se encontram hoje na rede, é importante que:
- haja bons links presentes em outros sites que apontem para o seu;
- o conteúdo seja representativo para seu cliente e desperte seu interesse por seus produtos;
- a navegação seja simples, rápida e prática para que o cliente tenha uma experiência agradável de compra;
- a versão para celular seja fácil de usar;
- o site ofereça segurança para o cliente comprar.

Respeitar essas premissas já significa um bom caminho andado. Mas, acima de tudo é importante que o empresário valorize seu site, por tratar-se de um canal de vendas aberto a praticamente todo o planeta e, portanto, com um potencial gigantesco para iniciar o processo de vendas.

Invista com a consciência de que ele é parte do processo e não um mero objeto de vaidade. Integre-o com outras etapas do processo administrativo e sempre trabalhe em sua visibilidade, criatividade, navegabilidade e conteúdo.

Fonte: Terra